segunda-feira, 16 de maio de 2011

Já exercitou seu cérebro hoje?

Assim como os músculos, os neurônios também precisam de atividades constantes para que não percam sua "agilidade".


   Onde eu deixei as chaves de casa? Que horas é a reunião? Após os 30 anos, é comum as pessoas começarem a sofrer com pequenos esquecimentos. Porém, a associação direta que faz entre idade e perda de memória não é totalmente correta.
   Neurocientistas tem comprovado que isso está relacionado à redução de conexões nervosas, realizadas pelos dendritos. Assim como se atrofia um músculo sem uso, os dendritos também atrofiam se não são usados com frequência. Consequentemente, a habilidade do cérebro para receber nova informação é reduzida.
   Por isso, é necessário exercitar os neurônios: esticá-los, surpreendê-los, sair de sua rotina. Assim, o cérebro se torna mais flexível, mais ágil e sua capacidade de memória aumentada.


Dendritos: São numerosos prolongamentos dos neurônios especializados na recepção de estímulos nervosos, que podem ser do meio ambiente e de outros neurônios. (Fonte Wikipédia)


Atitudes simples para exercitar o cérebro:
- Tente, ao menos, uma vez por semana, tomar uma ducha com os olhos fechados. Só com o tato, localize a torneira, o sabonete, o xampu, etc.
- Utilize a mão, não dominante, para comer, escovar os dentes, abrir gavetas, etc.
- Troque suas rotas: passe por diferentes caminhos para ir ao trabalho, fazer compras,  ir para casa. Mude o trajeto da caminhada e a ordem dos exercícios, caso os faça.(Recomendo)
- Mude a localização de algumas coisas da casa, como a lixeira, as chaves, etc.


Fonte: Jornal dos funcionários da ASSEMP MG. Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

5 comentários:

  1. Oi Sílvia!
    Nunca fiz nenhum desses exercícios, mas me preocupo demais com esta relação idade-diminuição da memória. Tenho lido muito e procuro sempre estar escrevendo por aqui numa tentativa de exercitar tico e teco.rsss
    Bjos e uma excelente semana!

    ResponderExcluir
  2. Concordo pelnamente contigo,

    Tudo que fuja da nossa rotina habitual já é um excelente exercicio para a mente.

    Obrigada pela visita lá no meu cantinho.

    Paz e Luz

    ResponderExcluir
  3. Pura verdade, Sílvia! O banho eu só tomo de olhos fechados, e realmente já dá uma imensa ajuda ao cérebro. Penso que se fazemos o mesmo percurso, atividades sempre, o cérebro entra no ritmo automático e não gosto de deixar todo o trabalho só pra ele, tadim! rsrs
    Adorei as dicas!

    Bjo,
    Talita Cristina

    ResponderExcluir
  4. que ótima postagem querida. realmente tudo é questão de uso. o bom uso então, é melhor ainda. beijos nas meninas.

    ResponderExcluir
  5. Querida, acho que meus dendritos tiraram férias, estou cansadíssima e bem esquecida.
    Preciso fazer minhas coisas prestando muitíssima atenção para certificar-me de que o fiz realmente, acho que é o frio...rrssss... Obrigado pela visita.

    ResponderExcluir

Que bom receber você aqui no blog. Deixe um recadinho e volte sempre.