Assim como os músculos, os neurônios também precisam de atividades constantes para que não percam sua "agilidade".
Onde eu deixei as chaves de casa? Que horas é a reunião? Após os 30 anos, é comum as pessoas começarem a sofrer com pequenos esquecimentos. Porém, a associação direta que faz entre idade e perda de memória não é totalmente correta.
Neurocientistas tem comprovado que isso está relacionado à redução de conexões nervosas, realizadas pelos dendritos. Assim como se atrofia um músculo sem uso, os dendritos também atrofiam se não são usados com frequência. Consequentemente, a habilidade do cérebro para receber nova informação é reduzida.
Por isso, é necessário exercitar os neurônios: esticá-los, surpreendê-los, sair de sua rotina. Assim, o cérebro se torna mais flexível, mais ágil e sua capacidade de memória aumentada.
Dendritos: São numerosos prolongamentos dos neurônios especializados na recepção de estímulos nervosos, que podem ser do meio ambiente e de outros neurônios. (Fonte Wikipédia)
Atitudes simples para exercitar o cérebro:
- Tente, ao menos, uma vez por semana, tomar uma ducha com os olhos fechados. Só com o tato, localize a torneira, o sabonete, o xampu, etc.
- Utilize a mão, não dominante, para comer, escovar os dentes, abrir gavetas, etc.
- Troque suas rotas: passe por diferentes caminhos para ir ao trabalho, fazer compras, ir para casa. Mude o trajeto da caminhada e a ordem dos exercícios, caso os faça.(Recomendo)
- Mude a localização de algumas coisas da casa, como a lixeira, as chaves, etc.
Fonte: Jornal dos funcionários da ASSEMP MG.
Oi Sílvia!
ResponderExcluirNunca fiz nenhum desses exercícios, mas me preocupo demais com esta relação idade-diminuição da memória. Tenho lido muito e procuro sempre estar escrevendo por aqui numa tentativa de exercitar tico e teco.rsss
Bjos e uma excelente semana!
Concordo pelnamente contigo,
ResponderExcluirTudo que fuja da nossa rotina habitual já é um excelente exercicio para a mente.
Obrigada pela visita lá no meu cantinho.
Paz e Luz
Pura verdade, Sílvia! O banho eu só tomo de olhos fechados, e realmente já dá uma imensa ajuda ao cérebro. Penso que se fazemos o mesmo percurso, atividades sempre, o cérebro entra no ritmo automático e não gosto de deixar todo o trabalho só pra ele, tadim! rsrs
ResponderExcluirAdorei as dicas!
Bjo,
Talita Cristina
que ótima postagem querida. realmente tudo é questão de uso. o bom uso então, é melhor ainda. beijos nas meninas.
ResponderExcluirQuerida, acho que meus dendritos tiraram férias, estou cansadíssima e bem esquecida.
ResponderExcluirPreciso fazer minhas coisas prestando muitíssima atenção para certificar-me de que o fiz realmente, acho que é o frio...rrssss... Obrigado pela visita.