segunda-feira, 7 de março de 2011

Doce de mamão

  
   Minha mãe resolveu que iria fazer doce de mamão, isso na mesma tarde do dia que fomos à cidade pois, a chuva forte que caiu por aqui derrubou um mamão que já estava meio maduro e um outro pequeno, ela então apanhou mais um e deixou que eles perdessem um pouco do leite para depois fazer o doce.
   Ela mora na mesma casa há 50 anos. É uma casa grande que tem quintal e jardim grandes também. 
   No quintal ela cultiva algumas plantinhas como dois pés de mamão, dois de romã, couve, cebolinha, uma jabuticabeira, ainda pequena, e que é o seu xodó e um pé de café dos grandes. No ano passado tomamos café colhido dele. Estava uma delícia. Esse ano teremos mais.
   Agora que o tempo já passou e os mamões estão sem leite vamos ao doce. 
   O doce foi feito com o mamão aos pedaços pois como eu disse um deles estava meio maduro e não aguentaria a ralação. Descascamos,   tiramos as sementes, lavamos, cortamos em pedaços grandes e os aferventamos. 
   Após esse processo minha mãe fez uma calda de açúcar no tacho de cobre e colocou primeiro os pedaços mais maduros para darem uma cozinhada rápida, reservou- os e pôs os outros pedaços para cozinharem um pouco mais e voltou com os pedaços maduros para o tacho. Eles cozinharam quase duas horas. Quando ficaram prontos os pedaços estavam tenros e brilhantes pois os doces mineiros são feitos com bastante açúcar. Minha mãe foi criada em fazenda, numa época sem luz e, para que as coisas conservassem por mais tempo ou você usava muito sal ou muito açúcar dependendo, é claro, de qual era o alimento. Ela ainda mantém a tradição e seus doces de frutas ficam lindamente brilhantes. 
   Uma amiga esteve aqui no sábado, comeu e adorou o doce.    Mamãe fica toda orgulhosa. 


PS: Não pude tirar foto do doce. Estou sem máquina fotográfica. Portanto a foto do post é apenas ilustrativa.



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

2 comentários:

  1. Ah, mesmo sem foto, deu para imaginar que belo doce ficou!!!
    Doce de mãe não tem comparação!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Adoro doce de mamão! Tem tempo que não como um...
    Minha avó fazia doce até do tronco do pé de mamão, não podia ver um pé de mamão caído (por vento ou chuva forte)... fazia com coco ralado fresco... Aff, eu chegava a dizer que o de mamão não era tão gostoso quanto o de tora... Minha avó foi lá e fez um de mamão ralado com coco... Daí não soube dizer qual é o mais gostoso.
    Os doces feitos pelos mais "idosos" são realmente mais saborosos... tanta história e experiências, os fazem ficar mais suaves mesmo com tanto açúcar.

    Bjo,
    Talita Cristina

    ResponderExcluir

Que bom receber você aqui no blog. Deixe um recadinho e volte sempre.