quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

8 de Dezembro - Dia de Nossa Senhora da Imaculada Conceição de Maria

Na tradição católica, Maria, mãe de Jesus, foi concebida sem a “mancha do pecado original”, daí Imaculada Conceição. Entre os fiéis, a pureza e santidade de Maria sempre foram exaltadas nas liturgias, o que levou antigos teólogos a se aprofundarem nas discussãoes sobre o assunto.

Sabe-se que os escritos cristãos do século II já relacionavam Maria como a nova Eva, ao lado de Jesus, o novo Adão, na luta contra o mal. O Protoevangelho de Tiago, obra apócrifa antiga, narrava que Nossa Senhora era diferente dos outros seres humanos. No século IV, Santo Efrém, diácono, teólogo e compositor de hinos, propunha que só Jesus Cristo e Maria de Nazaré nasceram limpos e puros de toda a mancha do pecado.

Já no século VIII se celebrava a festa litúrgica da Conceição de Maria no dia 8 de dezembro, ou nove meses antes da festa da natividade de Nossa Senhora, comemorada no dia 8 de setembro. No século X a Grã-Bretanha celebrava a Imaculada Conceição de Maria.

HOJE, EM HOMENAGEM À NOSSA SENHORA IMACULADA CONCEIÇÃO É FERIADO EM BELO HORIZONTE. Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Que bom receber você aqui no blog. Deixe um recadinho e volte sempre.